







O trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) foi apresentado para a comunidade esportiva durante o Fórum Nacional de Formação Esportiva, evento que faz parte da programação da CBC EXPO realizada entre os dias 11 e 15 de março em Campinas (SP).
Além do stand montado exclusivamente para os cinco dias de exposição, o instituto também marcou presença por meio da participação dos seus membros em debates, reuniões e palestras sobre as ações realizadas pelo IPIE. O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva foi representado pelo coordenador geral Fernando Mezzadri e pelos pesquisadores João Moretti, Mayara Ordonhes, Marcelo Leite e Alcion Alves Silva.
O pesquisador colaborador do IPIE Alcion Alves Silva foi um dos palestrantes do evento, ministrando a conferência “Ciência, Tecnologia e Inovação Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento” sobre as perspectivas do projeto Esporte de Precisão que tem como objetivo democratizar o acesso à ciência e alta tecnologia aos clubes de baixo custo.
“O projeto Esporte de Precisão está em desenvolvimento contínuo por especialistas nas áreas de engenharia, tecnologia, saúde, esporte e matemática. Atualmente oferece uma plataforma tecnológica para a coleta de dados de várias dimensões do treinamento (carga, nutrição, percepção de esforço, fadiga) que, associados às características individuais dos atletas (sexo, idade, modalidade, composição corporal, antropometria, lactato) permitem aos algoritmos inteligentes estimar risco de lesão, analisar eficiência de treinamentos, identificar talentos, compartilhar conhecimento e históricos de clubes e atletas. Na era digital, organizações esportivas competitivas serão plataformas tecnológicas e a Inteligência Artificial (IA) será um assistente para a tomada de decisões da equipe técnica e gestores como rotina, sedimentando-se como interface principal entre o ser humano e o ambiente de preparação”, detalha Alcion Silva.