II Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte

Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro de 2016, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR.

24/11/2016
8:00 – 9:00h | Credenciamento

9:00 – 9:30h | Abertura – Apresentação dos dados do projeto Inteligência Esportiva (IE) e Expectativas
do Ministério do Esporte/Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento no cruzamento de dados por ferramentas de tomadas de decisão para a construção coletiva do Plano Nacional de Esporte de Alto Rendimento – Fernando Marinho Mezzadri (UFPR/IE), Alcion Alves da Silva (IE) e Luiz Lima (Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento).

14:00 – 15:50h | Mesa 1 – A articulação entre esporte escolar, especialização esportiva e Rede Nacional de Treinamento – Convidados: Edgar Hubner (Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro); Célio René (Secretaria Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social); Clésio Prado (Confederação Brasileira do Desporto Escolar); Pablo Greco (UFMG). Moderador: Wanderley Marchi Jr. (UFPR/IE).

16:10 – 18:00h | Mesa 2 – A articulação entre especialização esportiva, aperfeiçoamento
esportivo e Rede Nacional de Treinamento Convidados: Danilo Schier da Cruz (Diretor do Clube Curitibano); Roberley Leonaldo – Rubinho (Técnico de vôlei); Natália Falavigna (Exatleta do Taekwondo); Larissa Galatti (Unicamp). Moderador: Fernando Cavichiolli (UFPR/IE).

25/11/2016

9:00 – 11:30h | Mesa 3 – A articulação entre aperfeiçoamento esportivo, esporte de alto rendimento e Rede Nacional de Treinamento – Convidados: Emanuel Fernando Scheffer Rego (Ex-atleta de Vôlei de Praia); Jonas Freire (Comitê Paralímpico Brasileiro); Paulo Bicalho (Ministério do Esporte); Emerson Franchini (USP). Moderador: Fernando Marinho Mezzadri (UFPR/IE).

13:30 – 16:00h | Experiências internacionais: articulação entre esporte escolar, especialização esportiva, aperfeiçoamento esportivo e esporte de alto rendimento Convidados: John Grootveld (Diretor – Canadian Sport Institute) e Gonzalo Bravo (West Virginia University).