Nossos relatórios de BI

Gestão do Esporte nos Estados e Municípios

O instrumento “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios” (GEEM) foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com a Secretaria Especial do Esporte (SEE), do Ministério da Cidadania.
O GEEM tem por objetivo levantar aspectos quantitativos e qualitativos do esporte promovido e desenvolvido pelas secretarias estaduais/municipais com o intuito de potencializar as ações dos diferentes entes federados, melhorar o nível de informação esportiva e possibilitar articulações futuras na área esportiva. Os dados estão sendo levantados em seis dimensões: Dados da Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva.
É importante destacar que o instrumento se pauta na proposta preliminar de reforma do Sistema Esportivo Brasileiro, apresentado no Projeto de Lei do Senado Federal (PLS 68/2017) e resultado da discussão de um grupo de especialistas ad hoc. Uma das recomendações se refere a uma ampliação nas dimensões esportivas existentes. Hoje estas são quatro: alto rendimento, participação, educacional (Lei 9.615/1998) e de formação (Lei 13.155/2015); e, de acordo com a proposta, seriam ampliadas para três níveis de serviço (formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida) que, por sua vez, se dividem em três manifestações esportivas – totalizando nove manifestações.
Até abril de 2021, os municípios de 10 estados têm trabalhado na aplicação do instrumento. Quais sejam, Ceará, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Alagoas. Além das cidades pertencentes a estes estados, já está em processo de tratativa a aplicação do instrumento estados do Rio Grande do Sul, Amazonas Pernambuco, Maranhão, Roraima, Tocantins e Goiás.


Bolsa Atleta

O banco de dados com informações do Programa Bolsa Atleta encontrado em formato de BI foi desenvolvido com dados obtidos pelo IE por meio de pesquisa em Diário Oficial da União, dados fornecidos pela Secretaria Especial do Esporte e pesquisa específica de atletas na internet, para limpeza e refinamento das informações. No BI são encontrados dados referentes aos atletas contemplados pelo Programa Bolsa Atleta de 2005 a 2020, de maneira geral separados por tipo de modalidade (olímpica, paralímpica e não-olímpica), tipo de bolsa e modalidade, com os respectivos valores previstos de investimento. Em aba mais específica há o comparativo por Ciclos Olímpicos, considerando os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020, com dados mais específicos dos atletas contemplados, com informações adicionais de sexo e local de nascimento, tornando possível o georreferenciamento do Programa em mapa também encontrado no BI.


Financiamento Esportivo

Repasses Ministério do Esporte / Secretaria Especial do Esporte

Neste item podem ser encontrados dados de repasses realizados pelo antigo Ministério do Esporte e atual Secretaria Especial do Esporte para projetos de alto rendimento, particularmente da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR). Os dados foram obtidos com a própria SNEAR e catalogados pela equipe do IE, contendo informações de 2008 a 2020. Há informações de previsão e execução do repasse, tipo de objeto presente nos convênios e tipo de repasse, bem como o tipo de entidade conveniada.

Lei de Incentivo ao Esporte

As informações encontradas das captações via Lei de Incentivo ao Esporte (mecanismo de renúncia fiscal) foram obtidas junto ao Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (DIFE), da Secretaria Especial do Esporte. O BI considera o valor captado por projeto, tendo o ano de aprovação do projeto como referência (e não o ano da captação). Podem ser encontrados detalhamentos por manifestação (rendimento, participação ou educacional), por localidade do proponente e características do projeto (faixa etária de atendimento, público alvo e quantidade de atendidos).
Recurso via Loteria Federal

Entidades de Administração do Desporto

Os dados encontrados na aba referente aos recursos advindos das Loterias Federais foram catalogados por meio de pesquisa nos demonstrativos da aplicação dos recursos financeiros publicados pelo COB, além de pesquisa em balanço da Caixa Econômica Federal, para dados da CBDE, CBDU e CPB. No BI são encontrados dados de 2002 a 2019, com detalhamento dentre as confederações da destinação do recurso.

Clubes Formadores

São apresentados dados no BI de convênios realizados entre Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e clubes formadores entre os anos de 2014 e 2020, com base em relatórios de gestão e balanços publicados pelo próprio CBC e coletados pela equipe do IE em pesquisa realizada no site da entidade. Os dados são apresentados por clube beneficiado, região de localização do clube e edital referente.

Orçamentos federal, estadual e municipal

Os dados do BI “Financiamento Esportivo” relativos aos orçamentos das esferas federativas foram coletados do portal SIGA Brasil (esfera federal) e do portal da Secretaria do Tesouro Nacional (esfera estadual e municipal). Os dados tratam dos recursos orçamentários empenhados da função “27 – Desporto e Lazer” e de suas respectivas subfunções. Também foram coletados o somatório dos recursos empenhados de todas as funções orçamentárias das diferentes esferas a fim de indicar no BI a proporcionalidade do orçamento esportivo diante do respectivo orçamento.


Jogos Escolares Brasileiros

Os dados encontrados no relatório BI dos Jogos Escolares Brasileiros foram levantados pelo IE, tendo como fonte de dados documentos oficiais de divulgação: Regulamentos geral das competições; Relatórios e boletins finais dos resultados dos JEBs contendo informações sobre modalidade disputada, escola, estado e aluno participante e pódios. São disponibilizadas no BI informações de medalhistas de 2005 a 2019, com dados complementares de tipo de disputa, categoria etária e naipe (masculino, feminino ou misto). Também é possível visualizar dados de tipo de escola, tendo sido realizada catalogação e limpeza das informações pela equipe do IE. Com os dados de local de origem do medalhista, foi possível criar um mapa georreferenciado e com possibilidade de filtro para visualizar perfil de cada amostra pelo Brasil.


Painel dos Estados

O painel dos estados reune informações coletadas pelo IPIE em apenas um lugar, para facilitar a visualização de dados complementares retirados dos levantamentos via GEEM, Financiamento esportivo, Bolsa Atleta e dos Jogos Escolares Brasileiros. Selecionando uma unidade da federação, é possível visualizar as principais informações daquela região sobre formação esportiva, excelência esportiva, esporte para toda a vida e infraestrutura.